"Amazonas" e A Identidade Brasileira no Teatro Musical

Quando pensamos no mercado do teatro musical no Brasil, são poucos os exemplos de espetáculos nacionais originais e que trazem a cultura brasileira à frente da obra, principalmente se falamos de regiões fora do eixo Rio-São Paulo. É comum vermos a versão brasileira de peças originadas em outros países, o que acaba trazendo ao nosso país a cultura estrangeira em grande peso. É por isso que se torna cada vez mais importante a criação de obras que falem sobre o Brasil e sua história, como faz o espetáculo "Amazonas: o maior espetáculo do Brasil".


Em "Amazonas", a Cia Espatódea Trupe concede o holofote à cultura amazonense, e conta a história de três viajantes que chegam na comunidade do ribeirinho Raimundo Bodó, um inventor de histórias que os recebe e introduz à sua cultura. Através de Raimundo, os três estrangeiros descobrem as lendas amazonenses e indígenas que vivem no imaginário da comunidade, além de aprenderem expressões e tradições do Norte do Brasil. Junto a eles, o público vai experienciando um festejo que diverte e educa.


O espetáculo foi gravado em um palco teatral durante o período do isolamento social ocasionado pela COVID-19, e conta com cenários funcionais e figurinos baseados nos trajes típicos do Norte, como grandes saias coloridas, estampas e chapéus. As músicas são originais e refletem muito bem o potencial que existe no mercado musical brasileiro, refletindo a cultura amazonense de forma divertida e emocionante. O espectador se sente parte das comemorações. Conhecemos a origem de lendas como a do boto cor de rosa, da bruxa da mata chamada Matinta Pereira e a criação da vitória-régia.


Somos tão alimentados com referências internacionais que esquecemos a beleza que existe no nosso país. Como público, você se conecta com os viajantes, que não conhecem a cultura amazonense a fundo mas fica cada vez com mais vontade de conhecer. Mesmo para quem já é familiarizado com as lendas contadas, é muito interessante ver a forma como o espetáculo aborda cada história e transforma em música, em festa. Um ótimo exemplo de como recuperar nossa história e nossas origens de forma cativante.


"Amazonas" traz a cultura brasileira em uma área que ainda reluta em explorar a própria história. Precisamos de mais espetáculos como esse, que colocam o Brasil e os brasileiros em destaque, que realcem tudo aquilo de especial e único que existe no nosso país e na nossa cultura em geral. Temos as ferramentas, temos as possibilidades, e temos muita capacidade de criar produções tão potentes quanto as internacionais. Se ainda havia dúvidas sobre tudo isso, este musical prova que ainda temos muita história pra contar.


"Amazonas: o maior espetáculo do Brasil" está em cartaz no Teatro WeDo! on demand aos domingos até o dia 12 de setembro.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

"Os Príncipes e o Tesouro": Escolhas Que Nos Definem

O formato de e-Teatro tem trazido muitas possibilidades para a área artística. A junção de Teatro, games e tecnologia tem sido testada de diversas maneiras criativas e inovadoras. Um ótimo exemplo dis

Prêmio (1).png