"Desculpe Não Responder Antes" e as Relações Líquidas

Com texto e direção de Wallace Lau, o espetáculo “Desculpe Não Responder Antes” traz questionamentos sobre as relações que criamos uns com os outros e reflete sobre as nuances que se estabelecem. O que de fato é essencial para manter a conexão com o outro, o que nos sustenta? E o que se torna prejudicial ao diálogo, nos levando a reforçar nosso egoísmo e individualismo?


O teatro/workshop foi apresentado em diferentes espaços ao longo de suas apresentações. A concepção aconteceu em 2017 e desde então os artistas envolvidos têm experimentado localizações diferentes, entre salas de teatro pequenas ou grandes, ruas e praias, adaptando a encenação para cada local. O registro disponibilizado no Teatro WeDo! é de uma apresentação inédita na temporada de março de 2018 no espaço Rampa, Lugar de Criação.


A peça tem estética sóbria, apostando principalmente na encenação e permitindo que o público estabeleça uma relação de familiaridade com os atores e com o espaço sem a necessidade de figurinos extravagantes e diversos elementos de cena. O trabalho corporal dos artistas é incrível. Os objetos utilizados são poucos e servem mais como possibilidades de movimentação. Os trajes são roupas confortáveis e cotidianas, e as cores são todas neutras: preto, branco e cinza. A ideia é passar a sensação de que as situações ilustradas poderiam acontecer com qualquer pessoa. Os diálogos abordam de forma poética várias questões que permeiam nossas relações afetivas, e nos fazem questionar as razões pelas quais muitas se esvaziam.


Além da dramaturgia, outros dois elementos do espetáculo se destacam: o trabalho corporal dos artistas e a interação com o público. Os quatro artistas em cena possuem um trabalho de corpo espetacular, colocando as ações como forma de enfatizar as sensações provocadas pelas relações, sejam elas positivas ou negativas. A interatividade se estabelece de duas formas, uma durante o espetáculo e uma antes de seu início. O público é convidado a escrever em um pedaço de papel alguma desculpa que poderia dar para não responder alguém, e esses papéis são usados em algum momento da peça. Em outro momento, os espectadores são convocados a se levantarem e andarem pelo espaço da apresentação, são separados em duplas e incentivados a se observarem.


Desculpe Não Responder Antes” é uma obra sensível que aborda uma temática presente na vida de todes nós. Mesmo se tratando principalmente de relações românticas e sexuais, a ideia de superficialidades e companheirismo se transfere para toda e qualquer relação afetiva que estabelecemos, e os questionamentos apresentados se tornam cada vez mais presentes no momento em que vivemos. É aí que se torna preciso refletir sobre o que é realmente importante e como podemos suprir nossa necessidade de troca de forma mais saudável.


Desculpe Não Responder Antes” está em temporada no Teatro WeDo! até dia 21 de setembro, todas as terças-feiras a partir das 18h. Ingressos disponíveis na nossa bilheteria virtual e no site da Sympla.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

"Os Príncipes e o Tesouro": Escolhas Que Nos Definem

O formato de e-Teatro tem trazido muitas possibilidades para a área artística. A junção de Teatro, games e tecnologia tem sido testada de diversas maneiras criativas e inovadoras. Um ótimo exemplo dis

Prêmio (1).png