LOVE+ e a Existência Revolucionária

Se me perguntassem sobre o que é o projeto “LOVE+”, eu poderia dizer que é sobre amor e identidade. Não seria uma mentira, mas a verdade é que eu estaria simplificando o conceito do espetáculo. A peça fala sobre temas como a experiência LGBTQIAP+, as referências que nos formam, as pessoas que nos inspiram, os diferentes tipos de amores e o que cada um representa em nossas vidas. Fala sobre política, sobre amor próprio, sobre revolução.


LOVE+” é um espetáculo solo de e-Teatro performado por Joma. O ator e cantor nos conta um pouco sobre sua vida, partindo de suas particularidades que o tornam quem ele é agora e de seu relacionamento de anos com Pedro. Caminhando entre realidade e ficção, Joma compartilha com o público suas bagagens e pensamentos que fazem parte de sua identidade e desafia o "pensamento retrógrado que se recusa a morrer” com sua simples existência.


O espetáculo conta com interferências musicais que resultam no EP LOVE+, composto pelas cinco músicas originais apresentadas ao longo da peça. Na voz de Joma, cada canção reflete um aspecto de suas vivências e reafirma a importância de viver suas verdades em prol de si e do outro. Cada música tem inspiração em um estilo musical diferente, todos referências na vida do ator. A sensibilidade e vulnerabilidade de Joma, tanto em sua interpretação quanto em suas performances musicais, nos hipnotiza, prendendo a atenção do espectador nos momentos divertidos, mas também nos momentos mais intensos.


No âmbito estético vemos a conexão entre cada elemento de cada cena. A primeira parte do espetáculo é gravada e apresenta três cenas separadas, cada uma em um ambiente diferente e refletindo um diferente aspecto da personalidade de Joma. A edição nos leva a uma experiência quase interativa. Já na segunda parte, nos vemos ao vivo em um teatro, onde a apresentação continua pelas lentes de quatro câmeras, cada uma com uma movimentação e propósito diferente. No espaço do palco notamos que a cenotecnia conta com três bandeiras e uma estrutura muito bem construída que se assemelha a uma caverna. A luz é elemento intrínseco à narrativa neste momento do espetáculo, acentuando e ambientando cada cena. Além das luzes do próprio teatro, vemos diversas luzes vindas de equipamentos de chão, vemos laser, vemos fumaça. Os figurinos usados por Joma são fascinantes, detalhados, e também ajudam a mostrar as diferentes facetas do ator. Tudo se encaixa, se comunica e se completa.


Se me perguntassem sobre o que é “LOVE+” eu não saberia o que dizer. Porque qualquer coisa que diga não será suficiente para representar o que é este projeto. A experiência é necessária. De forma resumida, “LOVE+” fala sobre como podemos nos ver e crescer através do outro e como simplesmente ser é o suficiente para revolucionar. Existir até que a sua existência não seja equivalente a sua sobrevivência. Transcende a vivência singular de Joma e reflete a vivência humana.


LOVE+” está em cartaz todas as quartas-feiras às 21h até dia 15 de dezembro. Ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro WeDo! e no site da Sympla. O EP de mesmo nome já está disponível em todas as plataformas de streaming de música.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: Iluminação

Um dos elementos mais importantes em uma performance teatral é a iluminação, que não só serve o propósito de iluminar mas também de ambientar o espetáculo e até mesmo ajudar a contar a história. Mas c

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

Prêmio (1).png