O Que é e-Teatro e Quais Suas Vantagens?

Há algum tempo existem discussões sobre o teatro feito na internet e sua legitimidade. Mas antes de entender e poder formar uma opinião sobre a discussão, é preciso definir algo importante. Afinal, o que é e-Teatro?


Desde o início da pandemia do COVID-19, houve uma movimentação de artistas para entender como seguir em frente. A solução para muitos foi publicar e divulgar os registros de espetáculos que foram apresentados presencialmente e gravados antes do isolamento social. A questão que surgiu com essa solução, porém, foi a qualidade dos vídeos. Por serem simples registros para divulgação ou mesmo para recordação, as gravações não possuíam um pensamento para sua reprodução ao público, e portanto muitos deles não tinham uma boa captação de áudio e vídeo, e não apresentavam movimentação da câmera. Por conta disso, as apresentações deste conteúdo não parecem muito atrativas ao público.


E então, com as novas demandas para o mundo digital, surge uma nova forma de fazer teatro. O e-Teatro é um formato de apresentação de espetáculos pensado especificamente para a execução no universo online, sendo concebido e transmitido em diversas plataformas digitais dependendo da proposta da dramaturgia. É um conteúdo desenvolvido para ser apresentado na internet ou de forma híbrida, com apresentação presencial e transmissão online.


As diferenças do teatro gravado e postado e o e-Teatro se referem às possibilidades que o espaço digital oferece e as referências usadas do audiovisual e dos games. Como sua concepção é feita especificamente para esse espaço, o artista tem a possibilidade de explorar as plataformas que usa, encontrar novas formas de interação com o público e testar diferentes recursos, como por exemplo vídeos pré-gravados, filtros da plataforma e efeitos de gravação. Além disso, pensa-se muito na qualidade de reprodução para o digital, e por isso vemos preocupação em uma boa captação de áudio, geralmente solucionada pelo uso de microfones, e boa captação de vídeo. Isso inclui não só a qualidade mas também a possibilidade de um trabalho de câmera mais atrativo, que permite o uso de diferentes ângulos, enquadramentos e movimentos que ajudem a contar a história.


O e-Teatro permite que pessoas de outros Estados, e até países, consigam prestigiar os espetáculos, além de ampliar o número de acessos e, assim, baratear o custo dos ingressos. Esta nova concepção não só aumenta a acessibilidade como abre espaço para novas ideias e novos artistas.


E aí, o que achou? Já experienciou o e-Teatro? Conta pra gente nos comentários!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

"Os Príncipes e o Tesouro": Escolhas Que Nos Definem

O formato de e-Teatro tem trazido muitas possibilidades para a área artística. A junção de Teatro, games e tecnologia tem sido testada de diversas maneiras criativas e inovadoras. Um ótimo exemplo dis

Prêmio (1).png