Teatro On Demand: Uma Nova Forma de Assistir Teatro

Já falamos aqui no blog sobre os serviços de streaming e como eles influenciaram a forma que temos consumido o Teatro feito na internet. Uma das ferramentas mais usadas desse formato é a função on demand.


O on demand é atualmente a forma mais comum de consumir os conteúdos de streaming. A ideia é quase que simular uma locadora dentro de casa: você adquire o serviço e tem a possibilidade de ver quando e onde quiser, sem precisar esperar baixar o arquivo multimídia no seu computador ou celular. Isso significa que todos esses conteúdos que a gente consome hoje nas plataformas de streaming são on demand. Netflix, Spotify, Amazon Prime, HBO Max… todos esses serviços disponibilizam seu conteúdo dessa forma! Até mesmo alguns planos de TV têm usado desse formato para antecipar a disponibilidade de conteúdos exclusivos antes da estreia programada para o público geral, mas nesses casos é feito um pagamento à parte.


As vantagens principais do on demand são a abertura para escolher quando consumir a mídia escolhida sem depender de um horário pré-estabelecido, a facilidade do acesso e a quantidade e abrangência de conteúdos multimídia. Sem contar que pessoas do mundo todo tem acesso a um mesmo conteúdo! Isso tem funcionado muito bem para o audiovisual e para a música. Mas e o Teatro, hein? Onde entra nisso tudo?


Se você tem assistido peças online ou se você acompanha a gente aqui da WeDo!, deve ter percebido que tem tido um aumento de peças disponibilizadas no formato on demand. A diferença é que não tem uma assinatura mensal com pacotes de conteúdo, no caso do Teatro você encontra a peça que quer assistir e paga o valor do ingresso só para ela. Para esses espetáculos temos alguns que foram gravados durante apresentações presenciais e alguns que foram gravados em isolamento, mas de qualquer forma não são consumidos como conteúdo ao vivo. Porém a linguagem teatral se mantém em elementos como a encenação, o espaço, a própria dramaturgia, etc. Através dessa ferramenta, muitas pessoas têm se interessado em consumir o Teatro que está sendo feito na internet. Além disso, o on demand traz a possibilidade de artistas distribuírem seus trabalhos em diferentes plataformas e aumenta o alcance das obras de forma mais efetiva. Tem aquele parente que nunca tem tempo para assistir suas peças? Pois avisa que agora tem como ver em qualquer hora do dia sem nem sair da cama! É uma nova forma de fazer e de assistir Teatro que se aproxima do audiovisual mas não perde a essência teatral!


Cada vez mais as linguagens do Teatro e do audiovisual se mesclam e inovam, criando formas de beneficiar os artistas e os espectadores. Estamos em um momento onde precisamos entender o que nos destaca em meio a tantos novos conteúdos sendo produzidos todos os dias. A habilidade de adaptação do Teatro é um desses destaques, e é por isso que ele tem funcionado mesmo em formatos digitais. E parece que o Teatro on demand veio para ficar!


O que você acha? Já assistiu um espetáculo on demand? Como foi a experiência? Conta pra gente!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

"Os Príncipes e o Tesouro": Escolhas Que Nos Definem

O formato de e-Teatro tem trazido muitas possibilidades para a área artística. A junção de Teatro, games e tecnologia tem sido testada de diversas maneiras criativas e inovadoras. Um ótimo exemplo dis

Prêmio (1).png