Tudo é palco - inclusive a Internet

“O mundo é um palco.”


Essa frase é de Shakespeare e divaga sobre como a vida é uma peça e todes somos meros artistas que entram e saem e cumprem seu tempo. De certa forma, ele estava certo. Nós estamos performando o tempo inteiro. Para nossos amigos, para nossa família, no trabalho, na escola, na frente do espelho. Cumprimos nossos papéis e depois nos retiramos. E se o mundo inteiro é um palco, isso não significa que podemos fazer Teatro em qualquer lugar?


A arte nunca foi tímida em relação a isso. Desde sempre os artistas se sentiram confortáveis fazendo arte em qualquer lugar! As artes visuais, por exemplo. A gente consegue encontrar desenhos lá da época dos “homens das cavernas”. Elus geralmente desenhavam, sem surpresas, nas paredes das cavernas. Sempre foi algo inerente dos seres humanos encontrarem formas de se comunicarem uns com os outros e a arte sempre foi uma das ferramentas mais eficientes nesse quesito. É uma forma da gente se sentir menos sozinhe, né? Saber que tem outras pessoas por aí que compartilham essa vontade de se comunicar e de criar, assim como você. E por isso ela foi surgindo onde pudesse.


O Teatro então… vamos lá, vocês realmente acham que lá atrás, logo quando o Teatro foi surgindo, já tinha palco construído pros artistas? Isso de construir lugares específicos para se apresentar foi aparecer só lá na frente. Os primeiros formatos teatrais foram os de rituais de comemoração e danças dramáticas que representavam sentimentos ou recontavam mitos, e aos poucos foram surgindo novos formatos. A arte foi se expandindo e junto foram se desenvolvendo os vários espaços de apresentação. A rua, os anfiteatros, as arenas, os palcos italianos, a caixa preta. Não existe lugar onde não se faça arte.


O Teatro se dispôs a ocupar qualquer espaço que permitisse, e às vezes até aqueles que não. Teatro de Rua é um gênero por si só. Já teve peça em igreja, casa abandonada, cemitério, transporte público, hospital… um dos maiores e mais influentes grupos de Teatro do Brasil tem como marca registrada a escolha de encenações em lugares não convencionais! O Teatro da Vertigem já fez peça até no Rio Tietê!


Com tantas possibilidades de espaços para ocupar, até faz sentido a demora para ir pra internet. A gente estava conquistando os espaços lá fora primeiro e agora chegou o momento de conquistar nosso espaço aqui, no mundo digital! E através dele se abrem inúmeras possibilidades. Além da vantagem de atingir outras pessoas geograficamente, a transmissão online permite que a gente explore outros espaços que antes não podíamos! Pensa só: a gente pode apresentar Teatro dentro da nossa própria casa! Não tem como levar o público fisicamente até onde você mora e se apresentar na sua sala de estar, mas com a internet você pode levar eles até esse espaço sem ser presencial! E se você quiser fazer uma cena num espaço muito pequeno ou fechado ou inacessível, tipo um guarda-roupa ou um chuveiro ou no fundo de uma piscina? Não tem como o público entrar nesses lugares com você, mas com uma câmera e um sinal de internet, tudo isso se torna possível! Uma peça itinerária pode não ser prática com um público atrás de você, mas se eles estiverem assistindo de casa fica muito mais fácil!


Esses são só exemplos, mas mostram um pouco as múltiplas possibilidades que temos com essa nova ferramenta. Se você achou que não tinha mais espaço para a gente conquistar, se segura! Ainda tem muito o que explorar e descobrir nesse novo espaço, e nós estamos só começando.


E aí? O que você acha? Já assistiu ou fez uma peça em um lugar não convencional? Tem curiosidade no que vem por aí? Conta tudo!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Criando no e-Teatro: a Dramaturgia Textual

O e-Teatro é uma nova linguagem, diferente das que já conhecemos, e isso exige adaptações dos formatos de execução, desde a dramaturgia à atuação. Existem muitos aspectos a serem explorados e, portant

Os Festivais Culturais Online Vieram Pra Ficar?

Com a intensificação da pandemia em 2020, muitas áreas foram migrando aos poucos para o universo digital. A arte em particular passou por um momento difícil que resultou em adaptações de formato como

"Os Príncipes e o Tesouro": Escolhas Que Nos Definem

O formato de e-Teatro tem trazido muitas possibilidades para a área artística. A junção de Teatro, games e tecnologia tem sido testada de diversas maneiras criativas e inovadoras. Um ótimo exemplo dis

Prêmio (1).png